As obrigações do Tesouro (OT) deram em 2013 aos investidores em dívida soberana uma rentabilidade anual de 9,62%, segundo o Bloomberg Global Benchmark Sovereign Bond Index. Em 34 dívidas soberanas analisadas à escala mundial, a rentabilidade das OT situou-se em 4º lugar, depois das obrigações gregas, irlandesas e espanholas.
Apesar de classificadas pelas agências de rating como dívida altamente especulativa, as obrigações gregas (reestruturadas em 2012) tiveram uma rentabilidade de 47,72%, a mais elevada naquele índice da Bloomberg. Seguiram-se Irlanda com 12,21%, Espanha com 11,41%, Portugal com 9,62% e Itália com 7,63%.
Os piores retornos registaram-se com as obrigações britânicas e suíças, com rentabilidades negativas superiores a 4%. Os títulos do Tesouro norte-americano tiveram uma rentabilidade negativa de 3,37% e os Bunds (obrigações alemãs) de 2,05%.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/divida-portuguesa-foi-das-mais-rentaveis=f848445#ixzz2pHYtoA2K
Assim sendo, convém que não alteremos coisíssima nenhuma na caminhada que vimos fazendo, porque isso convém aos "mercados", como se vê. Amigos, amigos, negócios à parte, e nós somos amigos dos nossos amigos.
Sem comentários:
Enviar um comentário