domingo, 27 de novembro de 2011

É preciso correr com esta gente

Ontem no final do jogo Benfica-Sporting no estádio da Luz, um grupo de adeptos do Sporting incendiou algumas cadeiras dum sector onde tinham sido colocados os elementos da chamada claque do clube de Alvalade. Infelizmente as claques (as de todos os clubes, sem excepção) são uma desgraça no futebol. Comportam-se, antes, durante e após os jogos, como um grupo de mal feitores, sempre dispostos a criar desacatos e situações de confronto com outras claques ou adeptos de outros clubes e, sobretudo, com a polícia. São mobilizados para os estádios de futebol e suas imediações "batalhões de polícias" para criarem as mínimas condições de segurança, e quem paga a maior factura é o Estado. Está na hora de correr com esta gente. É preciso tomar medidas duras como tomou em tempos a Inglaterra, quando se viu confrontada com desacatos que até mortes provocaram. Hoje em dia os principais estádios portugueses estão equipados com meios que permitem filmar os movimentos dos espectadores, o que facilita a identificação dos vândalos e dos instigadores. Depois, é só bani-los dos jogos de futebol.

É verdade que as forças policiais e a Liga têm feito esforços no sentido de melhorarem a segurança dos jogos de futebol, ao contrário dos clubes, que se gabam do mesmo mas, bem pelo contrário, as atitudes e os discursos inflamados dos seus principais dirigentes e a falta de respeito que têm uns pelos outros, constituem autênticos incentivos à violência. Se calhar, é por eles que tem que começar a "vassourada".

1 comentário:

500 disse...

A culpa maior destas 'cenas' é dos 'jogadores' de bancada, com assento nos media, nomeadamente nas tvs. Os dirigentes deviam ter mais tento na língua e não lançar gasolina para a fogueira.
A gaiola, ao que li, existe em muitos estádios; só que, creio, o Benfica não foi muito oportuno na data escolhida para a montar. Os dirigentes do Sporting também não ficam bem na fotografia. Feitios...