terça-feira, 14 de setembro de 2010

O ridículo da demagogia

Uma das escolas encerradas pelo Ministério da Educação foi a Escola Básica do 1º ciclo de Santana do Campo em Arraiolos, frequentada por oito alunos. Esta escola dista da sede do concelho, para onde foram transferidos os mesmos alunos, não mais do que cinco a seis quilómetros. Quer isto dizer que, neste caso, nem se põe o problema do transporte.
Pois bem, os pais, apoiados pelo Presidente da Câmara, dizem que não deixam que os filhos vão para outra escola. "Ou naquela ou em mais nenhuma". Confesso que o meu primeiro comentário quando confrontado com esta posição dos pais, foi ter pena deles; mas agora , não. Tenho é pena, mesmo muita pena, dos filhos. Ainda mais quando li e ouvi o argumento do Presidente da Câmara para o não encerramento: "A escola tem 100% de sucesso escolar, não faz sentido encerrá-la". Isto é o ridículo da demagogia. Então se uma escola tiver um só aluno, é provável que o mesmo passe todos os anos. Conclusão: 100% de sucesso - a escola não deve fechar? Brilhante Sr. Presidente! Ao que chega a demagogia de um autarca!

3 comentários:

Anónimo disse...

O ridículo da demagogia é escrever sem conhecer a realidade.
Veja as declarações do Dr. Roberto Carneiro ao Diário de Noticias ou a opinião da Dra. Fernanda Cravidão, do Dr. João Ferrão ou da Dr. Ana Benavente ao Público e chame-lhes também demagogos por terem uma opinião diferente do Ministério da Educação.

Anónimo disse...

Ridículo é escrever com parcialidade.
Não precisa de ter pena de ninguém que aqui não somos irresponsáveis ao ponto de impedir as crianças de terem aulas.
É claro que as crianças já estão na escola de acolhimento.
O bom julgador por si se julga

500 disse...

Estes anónimos (ou este anónimo?) não partilham da opinião expressa no post. Estão no seu direito. Porém, a mim, que não sou entendido em eduquês, não me impressionam as opiniões da Benavente, do antigo ministro da área e de outros doutores. Siga e opine.