quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Critiquei o argumento de uma pessoa. Não critiquei os argumentos de outras quatro.

Na próxima passada Terça-feira dia 14, escrevi um artigo neste blog, criticando o argumento do Sr. Presidente da Câmara de Arraiolos que, a propósito do encerramento de uma escola do 1º ciclo do seu Concelho, com oito alunos, disse: "A escola tem 100% de sucesso escolar, não faz sentido encerrá-la". Classifiquei este argumento de ridículo, e mantenho a minha opinião. Uma escola, agora, com oito alunos pode, no imediato, ter 100% de succeso escolar (todos progrediram); mas no futuro?
Entretanto, o meu artigo mereceu alguns comentários, que agradeço (é muito bom sabermos que as nossas opiniões são lidas e comentadas). Dois deles, anónimos, manifestam acesa discordância com a minha crítica, o que é salutar (o pior que pode acontecer é estarmos todos de acordo). Acusam-me de ridículo e demagogo por escrever com parcialidade e, também, por escrever sem conhecer a realidade já que não li ou não conheço as declarações e opiniões de quatro conceituadas pessoas, entre as quais dois ex-responsáveis governamentais pelo ensino em Portugal - o Engº Roberto Carneiro e a Drª Ana Benavente.
Ora, é evidente que sou parcial quando escrevo, dando a minha opinião sobre determinado assunto. Se sou a favor do encerramento de escolas, tal como foi definido pelo Ministério da Educação, porque não hei-de defendê-lo? Não sou hipócrita nem preciso de agradar a alguém. Ah! Não vou seguir o conselho do Sr Anónimo e chamar demagogos às quatro pessoas que refere, porque não critiquei as opiniões deles. Eu critiquei, sim, o argumento de que o Sr Presidente da Câmara de Arraiolos se serviu para dizer que não faz sentido encerrar uma escola do seu Concelho.
Já agora, Senhor ou Senhores Anónimo(s); Considero o Engº Roberto Carneiro como um dos três melhores Ministros da Educação até hoje, apesar de algumas discordâncias. Os outros dois são: o Dr Veiga Simão (ministro que na parte final do Estado Novo começou a revolucionar e a massificar o ensino, sobretudo o ensino técnico) e a Drª Maria de Lurdes Rodrigues, cujos resultados do seu trabalho e da sua firmeza começam agora a dar frutos. Por isso a OCDE considera que o ensino em Portugal melhorou muito nos últimos anos. E sabe Sr Anónimo, foi muito criticada pela Drª Ana Benavente... É a vida!

1 comentário:

500 disse...

Ainda bem que nem sempre estamos todos de acordo com a opinião dos outros. O contrário seria uuma sensaboria e um chover no molhado. Por mim (e já o tenho dito várias vezes, não sou entendido na matéria), tenho dúvidas sobre incluir Roberto Carneiro como um dos três melhores ministros da área. Como considerro que a dra. Benevente foi a introdutora do eduquês, que a nada conduziu. Quanto ao resto, não discordo. Mas, repito, sou pouco entendido na matéria e apenas emito a opinião de cidadão comum. Quanto ao fecho das escolas, e já aqui o disse, sou favorável, após a análise casuística de algumas excepções. A criança fechada no seu pequeno meio não progride como cidadão de corpo inteiro.
Siga...