Desde há alguns dias que os STCP's anunciam em alguns autocarros que lhes foi atribuído um prémio de acessibilidades, já que 60% da sua frota está equipada com rampas.
Para além de publicitarem o facto de terem sido premiados, pretendem os STCP's dar a conhecer que dispõem de meios para poderem transportar, em algumas das suas linhas, passageiros com deficiência e que, por isso, se deslocam em cadeiras de rodas. Ora, não tenho dúvidas que têm autocarros equipados para prestar tal serviço, mas já duvido que o consigam fazer com sucesso; e porquê? Porque, como já vi algumas (poucas) vezes, as rampas não descem; outras vezes descem mas depois não sobem e o autocarro fica imobilizado, e a maioria das vezes não é posível prestar o serviço porque não podem parar junto aos passeios, por impossibilidade provocada pela falta de civismo de muitos portugueses que param, e até estacionam os seus carros, junto , ou muitíssimo perto, das suas paragens. É evidente que neste caso não lhes podem ser assacadas quaisquer culpas, mas também nada fazem junto das autoridades competentes para que sejam implementadas medidas que acabem com estas situações. E, por isso, eu digo: prémio de acessibilidades: em teoria ou na prática?
1 comentário:
A ideia, e consequente prémio, merece aprovação. O facto de nem sempre funcionar, requer afinação. Pior, é o estacionamento, e aí a polícia não devia transigir: reboque.
Enviar um comentário