Foram publicados os resultados dos exames nacionais do Ensino Secundário. Das vinte e quatro disciplinas que constam das listas dos exames realizados, cinco tiveram média negativa, sendo que a mais baixa foi de 8,1 na disciplina de Física e Química A, cujo número de provas realizadas foi de 35.826. A percentagem de reprovações nesta disciplina foi também a mais alta - 25%. Na disciplina de Matemática, normalmente considerada a disciplina problemática, até pela grande importância que tem num número significativo de cursos do Ensino Superior, a média foi de 10,8 e apercentagem de reprovações foi de 13% em 38.082 provas realizadas. Em Português, a disciplina com maior número de provas realizadas - 66.958, a média foi de 10,1 e a percentagem de reprovações foi de 6%. Já agora a melhor média pertence à disciplina de Alemão - 16,8, com 29 provas e 0% de reprovações.
Feita uma análise muito sumária dos resultados dos exames, parece-me que, não sendo bons, os resultados támbém não são maus e, atribuindo uma nota qualitativa, direi que estes resultados têm um Suficiente, já perto do Suficiente +. Tendo em conta todo o discurso miserabilista que ronda a Educação e a Escola em Portugal, porque não considerarmos estes resultados como animadores? Gostava de os comparar com os resultados dos outros tempos. Daqueles tempos a que se referem os que dizem: "no meu tempo..." . Bem, naquele tempo o ensino não era de massas. Só alguns iam estudar para o Liceu. Nunca me esquecerei que dos quase trinta que fizeram comigo a quarta classe, só quatro fomos para o liceu. Os outros foram trabalhar para as obras ou para as vinhas. Iam ganhar para comer.
Um desabafo: Se os resultados fossem maus, o que já não teria dito a comunicação social!
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