terça-feira, 8 de junho de 2010

OS EXAMES DO 9.º ANO

O 4-pereiró aplaude a bondade do exame do 9.º ano para os alunos que, com mais de 15 anos, chumbem no 8.º. Não me debrucei muito sobre o assunto e receio que me escasseiem os conhecimentos suficientes para me pronunciar. No entanto, li algures que os exames decorrem quando ainda os do 8.º ano estão em aulas. É verdade? Se for, e os alunos ainda não souberem que vão chumbar, é uma grande embrulhada. Ou há uma época diferente, com exames diferentes? Se assim for, não concordo, já que receio que estejamos, de facto, a trabalhar para as estatísticas. Espero clarificação.

2 comentários:

4 - Pereiró disse...

Exames do 9º. ano:
Português e Matamática - exames nacionais.
Restantes disciplinas - exames de escola(chamados exames de equivalência à frequência).
Os exames nacionais têm segunda época em Setembro. É nessa época que os alunos do 8º. ano se candidatam aos exames daquelas duas disciplinas. Mas não é uma época especial só para eles.
Os exames de escola decorrem após o fim das aulas do ano lectivo.
Algum conhecimento que tenho do ensino, leva-me a dizer que serão muitíssimo poucos os alunos que aproveitarão esta medida generosa do Governo. No máximo arrisco entre 5 a 10 alunos por mil. Não foi por acaso, em meu entender, que o despacho normativo saiu antes de terminar o 2º. período do ano lectivo. O objectivo terá sido dar a possibilidade aos alunos que estivessem dispostos a fazer um esforço adicional (e com ajuda) anularem a matrícula do 8º. ano, estudarem também as matérias do 9º. e proporem-se a exame de ciclo. E se forem aprovados transitarem para o 10º. Repito: SE FOREM APROVADOS. Não há passagens administrativas, como diz Paulo Portas.
Não me parece uma medida que vá criar injustiça, mas sim possibilitar que alguém possa reparar erros ou infelicidades do passado.
Se a medida vingar e houver em Portugal dez alunos que a aproveitem, já acho que valeu a pena.

500 disse...

Fiquei mais esclarecido. Não há como perguntar a quem sabe. E tendo a retirar o meu receio "das estatísticas".