sábado, 19 de junho de 2010

Em meu nome não

O Presidente da República Cavaco Silva, em nota enviada à Comunicção Social a propósito da morte de José Saramago, elogiou o escritor, disse que o mesmo será sempre uma figura de referência da nossa cultura e afirmou: " Em nome dos portugueses e em meu nome pessoal, presto homenagem à memória de José Saramago ... ".
Em meu nome não. Eu presto a minha homenagem a Saramago, mas nunca através de Cavaco Silva que enquanto primeiro-ministro o censurou, não permitindo que um dos seus livros concorresse à atribuição de um prémio internacional. Ora, ainda posso aceitar que, passados mais de vinte anos e sendo actualmente Presidente da República, Cavaco Silva esteja arrependido, mas o gesto de então foi tão grave e tão parecido com o que Salazar fazia no tempo do Estado Novo, que não aceito ser parte de um acto que me parece carregado de hipocrisia.
Há coisas que nunca se apagam!

Sem comentários: