A propósito da presença da nossa actual Selecção na fase final deste campeonato do mundo, têm sido feitas muitas comparações entre ela e a selecção de 1966, que alcançou o terceiro lugar na prova, tendo apenas perdido o jogo das meias finais com a Inglaterra, que haveria de ser a campeã do Mundo.
Naquela altura já era adulto, e não sendo um especialista em futebol penso que sei o suficiente para achar que a de 1966 era uma selecção melhor que a de 2010. E porquê? Porque tínhamos um jogador melhor que o Ronaldo que era o Eusébio. Dois de igual valor ao valor do Ronaldo - José Augusto e Simões. No meio campo tínhamos o Jaime Graça e o Coluna que seriam imprescindíveis na selecção de 2010. Um ponta de lança, exímio a jogar de cabeça e a assistir os seus colegas em jogadas de golo e dois defesas direitos que agora tiravam o lugar a Paulo Ferreira e/ou a Miguel. Da actual selecção apenas os centrais Ricardo Carvalho e Bruno Alves e o defesa esquerdo Fábio Coentrão substituiriam os titulares dos magriços e o guarda redes Eduardo também seria titularíssimo.
A nossa selecção de 1966 só não foi campeã do mundo porque tinha que o ser a Inglaterra. Não esqueçamos que foi em Inglaterra que nasceu o futebol e que aquele campeonato se realizou lá.
1 comentário:
Diferentes são os tempos e também as tácticas. A equipa de 1966 será difícil de repetir.
Enviar um comentário