O Jornal Público de ontem traz um pequeno caderno dedicado à Matemática, porque é nesta altura do ano escolar, quando decorrem os exames a nível nacional, que aparece a discussão pública das dificuldades que boa parte dos estudantes portugueses têm na aprendizagem desta disciplina. E as pessoas acusam-se umas às outras de serem responsávies pelo estado de insucesso a que se chegou, e não são capazes de se reunirem, de fazerem uma análise do porquê desta situação e encontrarem uma solução que seja duradoura e eficaz no debelar de tanto fracasso.
No mesmo caderno sobre a Matemática vem uma notícia que me causou logo uma enorme perplexidade: Há dois anos o Instituto Superior Técnico, uma escola universitária de eleição, resolveu fazer uma prova de aferição junto dos seus alunos, para se aperceberem das suas dificuldades. Uma das perguntas era quanto é um meio mais um meio e a resposta era de escolha múltipla. Vinte e sete por cento dos alunos falhou! Como é possível? É difícil de acreditar, não é? Por isso, é urgente que se tomem medidas e dráticas.
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