Numa altura em que a qualidade do nosso sistema educativo tem sido elogiada, até por organizações internacionais; quando se sabe que o resultado da avaliação dos nossos alunos sofreu uma evolução impressionante, que nos põe a par de alguns dos países mais desenvolvidos; quando se aponta Portugal como um dos exemplos de que as "políticas adequadas de educação são eficazes na luta contra o insucesso escolar";
vêm duas associações de directores escolares falar em instabilidade nas escolas, criada pelo Governo. Ora, não me parece que escolas instáveis conduzam a que os alunos melhorem os seus conhecimentos.
Dizem também os pretensos senhores directores que a situação se está a tornar insustentável e que, por isso, vão reunir-se e forçar a abertura de novos caminhos que permitam encontrar soluções ..., quais soluções?
Quem define a política educativa é o Governo; quem fiscaliza os actos do Governo é o Parlamento; e quem julga os actos do Governo é o Povo, quando é solicitado a pronunciar-se em eleições livres. As associações de directores são importantes, como o são os sindicatos de professores e de outros profissionais ligados ao ensino, bem como as associações de pais e de estudantes. Mas ... , quem define a política educativa é o Governo, porque é o Governo que governa.
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