Um relatório da OCDE, que testa os conhecimentos dos alunos, sobretudo nas áreas mais importantes do ensino como a leitura, a matemática e as ciências, colocou pela primeira vez Portugal na média dos países que integram o programa internacional de avaliação e ao mesmo nível de alguns dos mais desenvolvidos como os Estados Unidos, a Suécia, a Alemanha, a França e o Reino Unido. Refere a OCDE que Portugal registou uma "evolução impressionante" nos resultados da avaliação dos alunos e dá o nosso país e a Polónia como os dois exemplos de que as "políticas adequadas de educação são eficazes na luta contra o insucesso escolar".
Portugal obteve a classificação de 489 pontos, próxima da pontuação média que é de 493. Não esqueçamos que Portugal ocupava o fundo da tabela e ultrapassou, por exemplo, a Espanha. Ah! e o melhor resultado neste relatório, comparado com o anterior foi obtido em Matemática.
É uma boa notícia para o sector da Educação em Portugal e mostra que as políticas seguidas nesta área foram correctas. Ao contrário, vem dizer a quem tem feito críticas à política educativa levada a cabo pelos governos de José Sócrates, e que fala de facilitismos, que tem de morder a língua e engolir em seco.
Sem comentários:
Enviar um comentário