terça-feira, 23 de agosto de 2011

RICOS À RASCA?

Depois de Warren Buffett (que já tem apoiantes nos EUA), temos agora um grupo de capitães da indústria francesa a implorar que lhes façam pagar mais elevados impostos.
Improvável? À primeira vista, sim. A verdade, julgo, é que os tais empresários ricos, que pelo sê-lo não são parvos, temem ver a sua vida a andar para trás, já que o risco de verem os seus produtos na prateleira dos armazéns de fabrico começa a assustá-los. Não querem ver repetida a 'estória' do cavalo do inglês que morreu à fome quando estava quase a habituar-se a passar sem a ração diária.
Contudo, não poderiam esses empresários começar por fazerem regressar a casa os seus grossos cabedais colocados nas off shores, por exemplo? De qualquer modo, não deixa de ser um aviso sério ao laxismo dos governos e autoridades monetárias em causa, mas não só. Não me admiraria nem um pouco que o "movimento" se expandisse, pelo efeito imitação e pela vergonha de ficar de fora.
Há males que vêm por bem? Oxalá.

1 comentário:

4pereiro disse...

Vou ver e ouvir com muita atenção os próximos noticiários. Talvez tenha chegado a hora de Américo Amorim, Belmiro de Azevedo, Soares dos Santos e outros comendadores portugueses declararem o mesmo, não?
Oh, oh! Querem ver que estou a sonhar.