Não obstante se terem passado 80 anos sobre este Dia mais longo, na História mundial, ainda por cá anda quem tenha lá vivido este longo Dia. Impressionante até onde chega a resistência humana!
Ouvi alguns depoimentos e gostei de constatar a clareza de raciocínio de, pelo menos, dois antigos combatentes.
Não tenho nem posso ter memória do dia. Recordo-me de, em garoto, ouvir memórias das dificuldades por que passaram as gentes por causa do conflito, quando não havia bens essenciais à sobrevivência, mesmo anos após o seu termo. Mesmo que Portugal não tenha participada directamente na Guerra, sofreu com algumas consequências. Também foi tempo de alguns enriquecerem pela exploração do Minério que se fazia lá pelos meus lados. Mas, então, o nazismo, a Leste, já estava exangue e o Dia D foi a machadada final com que Hitler não estaria a contar. (Spm e netos? - vá ver e diga da sua justiça)
80 anos passados e há muitos a semear ideias macabras da época... vícios do ser humano, que às vezes não tem emenda. Há uma evidência: se o russo de mau pelo fizer alguma vai ter uma resposta adequada, basta exceder alguns passos... e come a sério, embora seja imprevisível o futuro.
Maceta, Putin é um louco imperialista que pode arrastar o Mundo para a Idade da Pedra, levando a que a próxima guerra, a ocorrer, seja "com paus e pedras". O dito Ocidente - NATO e EUA - tem que saber lidar com a besta. O preço?, não sei. Talvez a Ucrânia tenha que ceder algum território.
4 comentários:
Não obstante se terem passado 80 anos sobre este Dia mais longo, na História mundial, ainda por cá anda quem tenha lá vivido este longo Dia.
Impressionante até onde chega a resistência humana!
Ouvi alguns depoimentos e gostei de constatar a clareza de raciocínio de, pelo menos, dois antigos combatentes.
Não tenho nem posso ter memória do dia. Recordo-me de, em garoto, ouvir memórias das dificuldades por que passaram as gentes por causa do conflito, quando não havia bens essenciais à sobrevivência, mesmo anos após o seu termo.
Mesmo que Portugal não tenha participada directamente na Guerra, sofreu com algumas consequências. Também foi tempo de alguns enriquecerem pela exploração do Minério que se fazia lá pelos meus lados. Mas, então, o nazismo, a Leste, já estava exangue e o Dia D foi a machadada final com que Hitler não estaria a contar.
(Spm e netos? - vá ver e diga da sua justiça)
80 anos passados e há muitos a semear ideias macabras da época... vícios do ser humano, que às vezes não tem emenda.
Há uma evidência: se o russo de mau pelo fizer alguma vai ter uma resposta adequada, basta exceder alguns passos... e come a sério, embora seja imprevisível o futuro.
Maceta,
Putin é um louco imperialista que pode arrastar o Mundo para a Idade da Pedra, levando a que a próxima guerra, a ocorrer, seja "com paus e pedras". O dito Ocidente - NATO e EUA - tem que saber lidar com a besta. O preço?, não sei. Talvez a Ucrânia tenha que ceder algum território.
Enviar um comentário