quarta-feira, 26 de junho de 2024

EFEMÉRIDES

 


Em 26 de Junho de 1892, nasce Pearl S. Buck, escritora norte-americana.

Viveu vários anos na China, país sobre o qual escreveu diversas obras  (li algumas), em que retrata o dia-a-dia da vida da gente humilde, a maioria , e que me permitiu ter empatia pelo povo chinês de então.

Com a chegada de Mao Tzé Tung ao poder foi considerada persona non grata e foi forçada a sair..




e no mesmo dia, mas em 1938, nasce Maria Velho da Costa, escritora e poeta portuguesa, uma das autoras das Novas Cartas Portuguesas.



2 comentários:

Janita disse...

O primeiro livro que li de Pearl Buck foi "A Carta de Pequim".
Como pode constatar AQUI, falei dele logo no início da minha estreia na blogosfera.

Logo a seguir li a trilogia "Terra Bendita"- "Os Filhos de Wang Lung e Casa Dividida", e muitos outros se seguiram.

Sem dúvida que o primeiro foi a minha grande paixão literária. Ainda hoje o conservo junto dos livros mais importantes para mim. Apesar das folhas amarelecidas pelo tempo, já o li , reli e treli, sempre com agrado, ao longo destes mais de cinquenta anos que me separam do dia em que o comprei.

Quanto a Maria Velho da Costa, quem não se lembra das 3 Marias? Actualmente, só a Maria Teresa Horta ainda respira e, creio, vai escrevendo os seus poemas...

500 disse...

Na data em que publicou a referência à Pearl creio não conhecer o seu Cantinho, pelo que não poderia ter comentado. Gostei, à data, então jovem, dos seus livros, que andam por aí, algures.
Da Maria Velho da Costa, confesso, li pouco, para além das Cartas.
Tenha um bom dia.