segunda-feira, 19 de julho de 2021

EFEMÉRIDES

 

Neste dia,




Óleo de Hubert Robert


Ocorre o Grande Incêndio de Roma, que alguns atribuem ao próprio Nero,  o que - creio - não é verosímil





Aula de Dança


em 1834, nasce Edgar Degas, pintor francês


2 comentários:

Janita disse...

Começando pela sua afirmação acerca da primeira pintura, pergunto: em que baseia essa sua crença sobre a inverosimilidade de ter sido Nero a incendiar Roma?

Quanto à pintura de Degas e à aula, cá vai a minha surpresa;
Onde se agarravam as meninas para treinar os passos de dança, em pontas, se não havia nenhum varão?

Tempos difíceis de aprendizagem, aqueles.

Beijinhos e abraços, também. :)

500 disse...

Vamos por partes:
Não faço uma afirmação categórica, mas uma leitura de presunção. Sobre o tema há várias posições não coincidentes. A que me parece mais lógica é: O Nero nem sequer se encontrava na cidade - o que pouco significa, é certo; o incêndio terá começado numa das múltiplas casas de madeira, de ruelas estreitas, num período de calor e com forte ventania (como saber?). E a estória de Nero a tocar harpa parece ser uma invenção do cinema.

Na época do Degas, se calhar ainda não tinham sido inventados os varões (só haveria fêmeas!), embora um esteja presente, e ainda, também, não se dançava em pontas como as conhecemos hoje; só se toureava (mas isso era na Ibéria). Ou, então, as bailarinas ainda não estavam na sala, mas num espaço de entrada e ainda não estavam devidamente calçadas. Só perguntando ao pintor a dúvida seria esclarecida. Esclarecida?

Idem, aspas.