segunda-feira, 12 de julho de 2021

EFEMÉRIDES

 


Neste dia,





em 1904, nasce Pablo Neruda, poeta chileno


O TEU RISO

Tira-me o pão, se quiseres,

tira-me o ar, mas

não me tires o teu riso.

(...)

ri, porque o teu riso será para as minhas mãos

como uma espada fresca.

(...)

mas quando abro

os olhos e os fecho,

quando os meus passos se forem,

quando os meus passos voltarem,

nega-me o pão, o ar,

a luz, a primavera,

mas o teu riso nunca

porque sem ele morreria.





em 1988 morre Joshua Logan, realizador norte-americano




3 comentários:

Janita disse...

Ainda que de forma indirecta, também hoje faço referência a Pablo Neruda.
Creio que "Paragem de Autocarro" não me é de todo desconhcido, mas não recordo se vi o filme ou ouvi falar dele. Na Monroe, claro está, que vi e ouvi falar muitíssimo.

Boa semana e veja se enxota esse azedume que lhe anda a envelhecer o espírito, Ok?

" R y k @ r d o " disse...

Um enorme poeta sem dúvida alguma.
.
Cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

500 disse...

Vou espeitar. Vi o filme na época em que por cá passou.
Como diz? Azedume? Balha-me deus!

-------

Não tenho os suficientes conhecimentos para qualificar a poesia do Neruda, mas se ganhou o Prémio Nobel...