quinta-feira, 26 de julho de 2018

CONTRIBUTOS EXTERNOS



... CRISES

                                                                                                   Gil Monteiro

Vivemos em tempos de crises? Apesar de tantas e tão fortes notícias sobre calamidades várias: incêndios, terrorismo, corrupções públicas e privadas constantes, crimes perplexos, entre seres ditos humanos e mesmo animais sem alma, organizações sindicais e de saúde; guerras em vários povos, tribos e clãs; migrações miseráveis, como nas terras e mares jamais houve (!), vendo nos exagerados noticiários repetitivos das tvs e vídeos ultrapassam as capacidades deste mundo e outros imaginados.
        Ver crianças agarradas aos seios secos da mãe moribunda, barcos clandestinos a desfazerem-se em ondas medonhas, para ele; mostrar os senhores (as) guerra, ladrões dos famintos e dos ricos, ricos... A água se vende pelos opulentos das ávidas  nascentes cristalinas, e fontes de outros recursos minerais: --- ouro, prata e fósseis.
        Beber água das fossas (abaixo do nível da pobreza), há chefes a terem boas águas minerais refrigeradas. A meio tremo dos temos, os vigaristas e burlões!
        As lutas e os falsos exames aumentaram? Não tanto como supomos e imaginamos. Viver em lutas tribais até os familiares se matam por uns palmos de terra!, ditos rascas e mal dirigidos; mais seriam contabilizados se estivéssemos nos locais das migrações e das disputas das fracas terras férteis e alojamentos, mesmo em grutas paleolíticas e águas choca!  
        Ações aflitivas batem nas pessoas das ruelas das residências, onde as crianças e as mulheres são mais castigadas e sem culpas, e as primeiras a receberem as balas, e até ogivas nucleares, casos de inimigos opulentos! (as vítimas nem a cemitério têm direito)! É triste. Fazem chorar o coração, conforme diz a tia Joaquina, pondo as mãos nos olhos, frente à TV ou revistas da moda ou também ditas do coração!
        “--- Estamos fritos! “--- Suspira o compadre Rodrigues!
        Arrependido de ter comprado um plasma de TV panorâmico, e não mais um bezerro para companhia da junta das vacas maronesas, “ já chegadas ao boi “!
        Há bens desgovernados, basta ver o que se acontece na Palestina [ ] --- terra de vários povos, em os que mais sofrem são os palestinos de Antes e Depois de Cristo! Os amigos deixaram de o ser, e são os primeiros a puxarem pelas catanas, dando ao gatilho --- fome negra, e pestes ainda mais negras!
       

        A cultura não consegue apelar ao direito de ter “ sete palmos de terra e um esquife “ , ou lançado ao mar, atado a com uma pedra servindo de lastro. Os funerais e o vazar dos corpos no Alto Mar deviam ser vistos e ensinados, na formação pra a independência  humana... Viver sim, mas aprender a morrer com os sistemas mágicos!
        Vejamos o antes e o após da chegada de Ur de Abrão à Terra Prometida, e tantas tropelias, levadas a efeito agora pelos Judeus americanos em Israel, até Jerusalém verte lágrimas...
        Será possível terminar com o Sionismo?! Sim. Basta unir as três grandes religiões, como fosse uma Trindade, ligando o que é do Céu com o que é da Terra! Os Apóstolos, os Profetas e Maomé cantavam os salmos por pautas diferentes na cor e tempo!
        Poucos créditos, mas alguns: a religião católica é e será maioritária em Portugal Europeu; mas desconhecida nas tribos africanas e asiáticas, de credos budistas...
        A super-desgraça das bombas atómicas, rebentadas, por híbridos dos USA, no Japão, deixaram tal pânico que passaram décadas sem repetições, em aglomerados de seres vivos. A Coreia do Norte, com o treino dos foguetões e ogivas nucleares, pregou um susto à trunfa do Tramp;
         Falta a China e o Irão, de diferentes tecnologias, mudarem para a paz!



Porto, 9 de julho de 2018

Sem comentários: