sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

CURIOSIDADES - NOMES


Um jornal diário publicou ontem os nomes mais usados no registo das crianças em 2022 e 2023, que são os seguintes (os primeiros seis)

 

FEMININOS

2023    2022

Maria Maria

Alice   Alice

Leonor     Leonor

Matilde    Matilde

Benedita   Benedita

Carolina   Carolina

 

MASCULINOS

2023    2022

Francisco Francisco

Afonso      Afonso

Duarte      João

Lourenço Tomás

Tomás Duarte

João    Lourenço

 

Como se pode constatar, as raparigas mantêm o registo e os rapazes não sofrem grandes alterações. Isto até que uma nova vaga por aí apareça, como aconteceu há anos com as Sónias e as Vanessas.

Vá lá, que a Maria continua a ser a mais usada e o João mantêm um honroso lugar. Pena que, no caso dos rapazes, José e o António (uso ambos) tenham desaparecido dos primeiros lugares, bem como, no caso das meninas, tenha também desaparecido o de Ana (do que mais gosto) e de Clara, que aprecio.



 

4 comentários:

Janita disse...

Caramba! As mocinhas ficaram todas na mesma como a lesma. Nem uma Helena, uma Bárbara ou uma Francisca vieram alterar os nomes próprios.
Também gosto de Maria, mas só Maria. Sem Fátimas nem Fernandas ou Antónias.
Se bem que em criança me sentisse contente por não ter Maria acoplado ao meu nome que já destestava.

Havia um miúdo parvo lá na rua que arreliava uma das minhas amiguinhas gritando: "Ò Maria, já o teu cu assobia?"
Enquanto a Maria desatava num pranto, eu desatava a correr atrás do moço para lhe dar uns bons pontapés, nas canelas... Bons tempos! :))

Beijinhos

PS- Então, o José tem António antes ou depois? Eu só tenho um nome próprio. E chega!

maceta disse...

deve ser por isso que vulgarmente se diz:- vou ter com a minha maria...

500 disse...

Janita:
Maria é o nome mais vulgar e talvez não só em Portugal, por motivos conhecidos. Não gosta de Maria ´qualquer coisa`, porquê? Tenho duas irmãs que são Maria ´qualquer coisa´. Porquê tantos Franciscos e poucas Franciscas?
É, sou JA (não o do "Dallas"), dos mais usados em tempos de outras eras.
Bjis



500 disse...

Maceta:
Sim, deve ser por isso, creio que usado em todo o país pelos maridos das Marias ou não Marias.
Boas Festas