domingo, 10 de maio de 2020

EFEMÉRIDES

Neste dia,



  1. Resultado de imagem para Dom Antonio Ferreira Gomes

em 1906,  nasce D. António Ferreira Gomes,  bispo do Porto, que foi impedido de regressar a Portugal após uma viagem ao Vaticano






em 1913, nasce João Villaret, actor, encenador e declamador português 

Recado a Lisboa


Lisboa, querida mãezinha
Com o teu xaile traçado
Recebe esta carta minha
Que te leva o meu recado

Que Deus te ajude Lisboa
A cumprir esta mensagem
De um português que está longe
E que anda sempre em viagem

Vai dizer adeus à Graça
Que é tão bela, que é tão boa
Vai por mim beijar a Estrela
E abraçar a Madragoa

E mesmo que esteja frio
E os barcos fiquem no rio
Parados sem navegar
Passa por mim no Rossio
E leva-lhe o meu olhar

Se for noite de São João
Lá pelas ruas de Alfama
Acende o meu coração
No fogo da tua chama

Depois leva-o p'la cidade
Num vaso de manjericos
Para matar a saudade
Desta saudade em que fico

Vai dizer adeus à Graça
Que é tão bela, que é tão boa
Vai por mim beijar a Estrela
E abraçar a Madragoa

E mesmo que esteja frio
E os barcos fiquem no rio
Parados sem navegar
Passa por mim no Rossio
E leva-lhe o meu olhar

3 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Bom dia:- Poema intemporal. Será eterno na voz de João Villaret, um poeta fabuloso
.
Um domingo muito feliz
Cuide-se... Proteja-se.

Janita disse...

Gosto muito de ouvir Villaret em tudo o que declamou, mas «Procissão» é a que mais gosto.
Desta vez não lhe trago o link directo porque este PC não trazia o Office, e sem uma folha Word onde possa colocar os ditos, não dá. Tanta modernice e no essencial falham. A ver se trato do assunto esta semana.

Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão...


Beijinhos, bom Domingo

500 disse...

Se bem me lembro, como dizia o Nemésio, 'A Procissão' foi publicada há tempos (há um ano?), pelo que entendi não repetir, mas partilho da opinião.
Boa semana