domingo, 4 de agosto de 2019

CONTRIBUTOS EXTERNOS



» = S. PEDRO DA AFURADA = »
                                                                                                                    
                                                                                                                           Gil Monteiro*

        É preciso esperar pelo dia dedicado a S. Pedro da Afurada, pois das Festas Populares dos Santos é a última do mês; ainda que outras continuem a funcionar, como os exemplos de Matosinhos, Póvoa do Varzim, Braga, Passeio Alegre (Foz do Douro) e outras cidades, vilas e aldeias; e ainda lugares onde o Santo é Padroeiro. Bandas de música, bombos e ferrinhos, em arruadas e bailes cumprem as tradições! Na falta de melhor, o Germano, coma sua harmónica ou o Vitorino com a sua concertina dão toques de toadas, dos tempos do Barrosa. O cruzeiro fica envolvido na poeirada, ouvindo-se várias matracas nas escadas do monumento religioso, onde uma gravura de Santo Amado parece sorrir!
        Os cantares, as melodias e os balões coloridos dos Céus da Afurada, reluzentes no rio “do ouro”, com os aromas das sardinhadas, cidreira e alho-porro fazem uma noite de sonho!
       ----- “ Ó patego olha o balão! ” Torna o povo prazenteiro e os passeios chegam à serra do Pilar, para ver melhor o Porto, arredores e trajetos dos balões...!
        Agora, com os incêndios de temperaturas altas e montes sem serem limpos de lenhas e matagais para estrumes e cortes para currais de gados, pois a pastorícia tem-se extinguido --- falta de pastores e lavradores! Ainda se podem ver globos a passarem nas nos centros urbanos são pouco iluminados de luzes magnéticas das noites dos Santos Populares; deviam ser organizadas visitas de estudo para estudo dos astros, em locais onde se conseguem se conseguem vê-los em espaços infinitos onde giram! É preciso ver o estrelo e a estrela polar! A astrologia não é só a arte de prever o futuro!...
        S. José é venerado por mais por mais de 40% da população religiosa, principalmente do norte do país, enquanto a figura austera do S. Pedro tem menos veneração, mas por dentro do peito é muito amado pelos pobres e pescadores. Junto aos mares e montanhas existem vários templos de adoração, onde o Santo de tez escura e cabelo aos “molhos” parece atemorizar! Rege a piedade da Terra e dos Céus.


Tem a maior Basílica e a mais solene do Mundo Católico. Construída em Roma, com S. Pedro guardião até hoje --- é amado como Porteiro da Terra e do Céu!
        Haverá maior e mais honrado templo católico do Mundo do que em Roma?
        As “ Obras de Arte “ e a Capela Cistina tornaram Leonardo De Vince grande Artista, quase um “semideus”!
       Mas a nossa modesta figura do S. Pedro de Afurada, no seu andor da procissão, no dia consagrado ao primeiro e último Santo Popular, entre as ruas da Vila “Velha” de Gaia, faz ajoelhar e rezar!
        Ir às festas do Santo Pescador faz um bem à alma e ao corpo: os aromas das sardinhas assadas, manjericos, cidreira, e outros afetos retemperam a vida gaiense, chegando ao Porto (Ribeira) e à Serra do Pilar!



Porto, 29 de junho de 2019

                                                           *José Gil Correia Monteiro

Sem comentários: