terça-feira, 14 de junho de 2011

A TSU

Já havia escrito noutro local que a descida da Taxa Social Única não resolveria os problemas das empresas, complicando, contudo, a Segurança Social.
Segundo um estudo do Público de hoje, a descida daquela taxa em 4 pontos percentuais reduziria os custos nas empresas, em 0,8%, em média, provocando, por outro lado, um buraco de 1600 milhões de euros na SS, que teria que ser compensado por uma qualquer outra via, nomeadamente pelo aumento do IVA ou reclassificação de alguns bens e serviços de taxa reduzida ou intermédia para a taxa normal e/ou subida desta. Acresce que os mais beneficiados seriam as empresas produtoras de bens e serviços não transacionáveis.
Não será melhor procurar encontrar outras medidas? Ou, então, como parece que terá dito Ferraz da Costa, é diminuir a TSU em 20 pontos, ou seja, para 3,25% ou, como afirma um guru da Universidade Nova, um corte de 16 pontos.
Eu diria mais: acabe-se com a TSU e com a SS e cada um que se amanhe. E eu que julgava que as teorias dos Chicago boys já tinham ido à vida!

1 comentário:

Luís Maia disse...

para compensar a baixa da TSU pode baixar-se as reformas pensará a malta da troika e muito bem já que votaram neles