segunda-feira, 14 de maio de 2012

Eles comem tudo e não deixam nada!


Numa altura em que o nosso país enfrenta uma enorme crise financeira com incidências sociais terríveis, com uma taxa de desemprego trágica a caminhar para os dezasseis por cento, com o empobrecimento do país e de uma enorme percentagem de portugueses, muitos dos quais viviam razoavelmente bem e agora estão no limiar da pobreza, ficamos a saber pela Comunicação Social  que os salários, reportados ao ano de 2011, dos presidentes das empresas do PSI-20 subiram 5,3%, enquanto o salário médio dos seus trabalhadores desceu quase 11%. A soma das remunerações dos 20 presidentes foi de 17,6 milhões de euros, sendo que um deles – Manuel Faria de Oliveira da Galp, pasme-se, recebeu 1.642.600 euros, qualquer coisa como mais de 136 mil euros mensais, o que corresponde a mais de duzentas e oitenta vezes o valor do salário mínimo. E nem é bom compará-lo com aquelas pensões de velhice que rondam os 300 euros. Isto, meus amigos, é obsceno!
Mas estas empresas são privadas, dirão alguns. Pois são, mas quase todas elas, são empresas de enorme importância estratégica para o desenvolvimento do país e para os portugueses, ou são bancos que, pelas loucuras que fizeram e ainda fazem, estão descapitalizados (em linguagem popular e brejeira, estão à rasca) e querem “meter a mão no prato” dos dinheiros da troika.
Isto dá para meditar: Em que é que a crise afecta estes tipos? Porque hão de ter eles tudo e milhões de portugueses não terem quase nada? Um dia o povo acorda e vai ser um sarilho.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

1 comentário:

500 disse...

O meu comentário está no post a seguir