quarta-feira, 16 de maio de 2012

Transportes Publicos? Cada vez piores


Cada vez mais o Estado incentiva os cidadãos a deslocarem-se nos transportes públicos. Quer porque o petróleo de onde provêm os combustíveis está cada vez mais caro, quer porque não é um bem infindável e sendo totalmente importado é talvez o bem que mais desequilibra a nossa balança de transacções correntes. Para além disso, que não é pouco, torna-se necessário tirar os carros dos centros das cidades e até das próprias cidades, não só orque é bom para o ambiente, mas também porque não há sítios para estacionarem.
E a cidade do Porto não é excepção. Também incentiva os cidadãos a utilizarem a rede de transportes públicos. Só que à medida que os cidadãos vão aderindo, vão sendo pior servidos, sobretudo pelos STCP e, sobretudo, desde a imposição cega desta estúpida austeridade que nos está a pôr a vida num inferno. Em quase todas as carreiras houve diminuição do número de viagens diárias (aumentou o tempo entre um autocarro e o seguinte – os de 15 em 15 passaram para 20 em 20 ou 25 em 25), aquelas que eram servidas por veículos de chassis longo em quase 100%, passaram a só os ter uma ou duas vezes por dia e são muitos mais as vezes em que se chega a uma paragem e se ouve dizer: faltou o autocarro anterior. Consequências: muito mais pessoas nas paragens a queixarem-se do tempo de espera e os autocarros muito mais lotados, com as pessoas aos empurrões umas às outras. Muitas vezes é o caos. Sorte tem quem é servido pelo Metro. Só que o Metro serve muito mais as pessoas que moram fora do Porto ( sobretudo Matosinhos, Gaia e Maia) do que aquelas que moram na cidade.
Mais uma vez é o cidadão quem “paga as favas”, já que a política deste Governo tem como primado o lema: primeiro o défice; só muito depois…, os cidadãos

Sem comentários: