segunda-feira, 7 de maio de 2012

Assunto interno; Bruxelas não tem que se meter


Em Portugal, tal como em qualquer outro país soberano da União Europeia, as pessoas singulares - os cidadãos, e as pessoas colectivas – as empresas, têm que respeitar as leis, independentemente do facto de o acto praticado não violar qualquer regra comunitária.
Vem isto a propósito da notícia que corre hoje em vários jornais on-line, segundo a qual “Bruxelas não vê violação das regras na campanha do Pingo Doce”. Ora, segundo a notícia, esta posição de Bruxelas foi tomada com base num pressuposto e não com base em averiguações, como concluíram as autoridades portuguesas (ASAE). A questão a ter em conta é esta: O Pingo Doce, naquela campanha do pretérito dia 1 de Maio, fez “dumping” na venda de alguns produtos (muitos ou poucos)? Se fez, violou a lei portuguesa, e é nessa perspectiva que deve ser censurado, ponto final. Bruxelas não tem que se meter nesta questão e vir em socorro do Sr Soares dos Santos. Que eu saiba, ainda são as autoridades portuguesas que fiscalizam o cumprimento das nossas leis, não são? Então para que se metem? Para lá de deselegante, esta atitude é desrespeitosa para com um Estado membro. O Sr Barroso e a sua corte deviam ter mais respeito pelo nosso país. Este assunto é, tão só, um caso interno de concorrência.

1 comentário:

500 disse...

Parece que o Passos passou umas procurações com plenos poderes ao Zé Manel e à Merkel, para governarem Portugal, já que ele não se sente com capacidade suficiente para o efeito, e o Relvas anda um bocado desaparecido. Entretanto, parece que aqueles dois subestabeleceram no Gaspar algumas dos medidas. Este, por sua vez, terá sub-subestabelecido nos soares dos santos que há por aí.