sexta-feira, 1 de novembro de 2013

LIDO

Retiro da crónica de António Lobo Antunes do último número da Visão, sob o título 'Um Dó Li Tá:

Perguntam-me muitas vezes por que motivo nunca falo sobre o governo nestas crónicas e a pergunta surpreende-me sempre. Qual governo? É que não existe governo nenhum. Existe um bando de meninos, a quem os pais vestiram casaco como para um baptizado ou um casamento. Claro que as crianças lhes acrescentaram um pin na lapela, porque é giro (...)que representa a bandeira nacional como podia representar o Rato Mickey.
(...) Esta criançada é curiosa. Ensinaram-me que as pessoas não devem ser criticadas pelos nomes ou pelo aspecto físico mas os meninos exageram, e eu não sei se os nomes que usam são verdadeiros: existe um Aguiar Branco e um Poiares Maduro. Porque não juntar-lhes um Colares Tinto ou um Mateus Rosé? É que tenho a impressão de estar num jogo de índios e menos vinho não lhes fazia mal
(...)Merecem carinho, não crítica, uma festa na cabecinha do garoto que faz de primeiro-ministro. outra na na menina que que eles escolheram para as Finanças e por aí fora.

Sem comentários: