quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A tipa tem cá uma lata!

Anteontem resolvi fazer um grande teste à minha paciência, ouvindo a ministra das Finanças, Miss Swaps, anunciar o Orçamento do Estado para 2014. Devo confessar que não fiquei surpreendido com o conteúdo, pois para lá do agravamento de impostos sobre veículos a gasóleo e sobre o tabaco, pouco ou nada é novo. Lá vêm os cortes nas pensões, nos vencimentos dos funcionários públicos, nas prestações sociais, na Saúde e na Educação. No fundo, a receita do costume – mais austeridade, sobretudo para quem vive com rendimentos do trabalho dependente e/ou de pensões.

Mas, se Miss Swaps não me surpreendeu no conteúdo da sua comunicação, menos me surpreendeu na maneira como comunicou. Com aquela cara de safada a que já nos habituou quando está a dizer mentiras jurando que está a falar verdade, justificou as medidas deste Orçamento com a governação Sócrates. A tipa (vá lá, é melhor que gaja) julga que somos tolos ou totós. Nem se lembrou (ou se calhar não) que Gaspar, quando se demitiu do Governo, deixou uma carta de despedida justificando que se ia embora porque tinha falhado na política de consolidação das contas públicas, na redução do défice e no crescimento económico. E houve uma altura em que quase me comovi. Quando Maria Luís anunciando que em 2014 o subsídio de Natal vai voltar a ser pago em duodécimos, justifica o facto dizendo que a medida é tomada, não por conveniência do Governo, não por teimosia do Governo, mas por conveniência dos cidadãos. É obra; esta tipa tem cá uma lata!

Sem comentários: