terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A COREIA DOS KIMS

O tio e mentor do líder norte-coreano Kim Jong-un foi afastado do alto cargo que desempenhava nas Forças Armadas e dois colaboradores próximos foram executados, relevam hoje alguns meios de comunicação social sul-coreanos, citando fonte dos serviços secretos.
Jang Song-thaek, 77 anos, era um dos pilares do regime totalitário, tendo orientado Kim Jong-un quando subiu ao poder em final de 2011. Segundo a agência Yonhap e a televisão YTN, era até agora um dos principais comandantes militares não sendo visto em público desde 6 de novembro.
Segundo os serviços secretos sul-coreanos, os dois homens executados publicamente no mês passado, identificados como Ri Ryong-ha e Jang Soo-kil, altos funcionários da administração do Partido Comunista, estavam acusados de corrupção. 
A confirmar-se, a saída de Jang Song-thaek figura como a mexida política mais importante no do regime de Pyongyang desde que Kim Jong-un sucedeu ao seu pai, Kim Jong-Il, que morreu em dezembro de 2011.
Em 2004, sob a liderança de Kim Jong-Il, Jang Song-thaek, defensor de reformas económicas, foi afastado por ocasião de uma disputa de poder tendo regressado dois anos depois. Durante este período, segundo os serviços secretos sul-coreanos, terá estado em prisão domiciliária e sujeito a "reeducação".
Ezpresso online


Será que o Bernardino foi ouvido na tomada desta decisão?


Sem comentários: