quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

E agora Cavaco?

Tal como se previa, o Tribunal Constitucional decidiu sobre a inconstitucionalidade da lei da convergência das pensões, alegando que a mesma viola o princípio da confiança consagrado na Constituição da República e, fê-lo, por unanimidade.
Ora bem, esta decisão é uma enorme derrota para o desgraçado governo que nos governa, mas também para todos aqueles que tentaram fazer chantagem grosseira com o Tribunal, desrespeitando princípios básicos de um Estado de Direito Democrático. Houve comentários, da Troika, de dirigentes do BCE, de alguns membros da Comissão Europeia, incluindo o português (será que ainda o é?) José Barroso, que são autênticos actos de cretinice política, e mostram bem o carácter daquela gente.

Entretanto, não nos podemos esquecer que o Tribunal se pronunciou a pedido do Presidente da República que, conforme o fundamentou, tinha sérias dúvidas quanto à constitucionalidade daquele diploma. Pois bem, como a agora abortada lei tem repercussões no Orçamento do Estado para 2014, quer dizer que este já tem partes inconstitucionais que terão de ser expurgadas e que, eventualmente, terá ainda outras. Por isso, o Presidente Cavaco Silva, só tem uma coisa lógica a fazer: pedir a fiscalização preventiva. E agora Cavaco?  

Sem comentários: