terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CONDENAÇÕES PRÉVIAS

PSD responsabiliza Governo de Sócrates pelos swaps

por Agência Lusa (editado por João Pedro Henriques)
O relatório preliminar da comissão de inquérito aos 'swap' contratados por empresas públicas, feito por uma deputada do PSD, Clara Marques Mendes, conclui que houve "uma gestão imprudente" dos dinheiros públicos naquelas operações, responsabilizando, em particular, o Governo socialista anterior, os gestores públicos e a banca.
Sobre a demora do atual Executivo em avançar com uma solução e o envolvimento neste processo da ex-secretária de Estado do Tesouro e atual ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, o documento com 434 páginas pouco diz.
O relatório preliminar, que será hoje à tarde debatido no Parlamento, concluiu "que frequentemente a cobertura de risco e/ou otimização de custos não foram os objetivos principais subjacentes à contratação" de 'swap'.
(...)
DN on line

Não será estranho que um relatório preliminar (isto é: um rascunho), não discutido nem aprovado pela respectiva Comissão de Inquérito seja distribuído à comunicação social, com o total desconhecimento dos membros da dita Comissão e, não obstante, já apontar o dedo aos "criminosos" do costume, pondo a recato uma eventual participante nos "crimes"? Julgo, como todos julgarão, que os eventuais "criminosos" devam ser "condenados". Contudo, o "juiz" terá que ouvir os "réus", as "testemunhas", os "advogados das partes" e só depois ditar a sentença, que tem que ser fundamentada pela prova feita. É o descrédito das Comissões de Inquérito, na sequência de outras "sentenças" da mesma proveniência.



Sem comentários: