sexta-feira, 5 de junho de 2015

Futebol - Irresponsabilidade e/ou loucura?

O futebol é o desporto com mais paixões em todo o Mundo e de longe o que apresenta as maiores médias de audiências televisivas. Tenho ideia que o Campeonato do Mundo de futebol já ultrapassa em termos mediáticos e receitas publicitárias os Jogos Olímpicos. Por isso é chamado de Desporto Rei.
No entanto, como reverso da medalha, o Futebol é a modalidade desportiva onde se fazem os maiores atentados aos bons costumes, à sã convivência, à lealdade, à honestidade, à ética e sobretudo às leis. No futebol, toda a gente desconfia de toda a gente. E é corrente haver notícias sobre suspeitas de corrupção. E, por estranho que pareça, goza de uma certa impunidade dos poderes públicos.
Portugal não foge à regra. Por isso, muitos, ou quase todos, os clubes de futebol, agora transformados em SAD’s, gozam de (maus) privilégios que os comuns dos cidadãos e das empresas (sobretudo as pequenas e médias empresas) não gozam. Têm enormes dívidas ao Estado – Fisco e Segurança Social –, aos Bancos, a trabalhadores, a empresas, de um modo geral a toda a gente, e continuam a gastar aquilo que não têm. E que fazem as autoridades portuguesas? NADA!
E, pior de tudo: O futebol é dirigido por muita gente que pensa pouco, ou nada pensa, antes de tomar decisões importantes. O que importa é o presente. Contrata-se um jogador, um treinador ou outro alguém, sabendo que vai ser quase incomportável pagar-lhe. E depois? Depois?…, não se lhe paga. A ver vamos.
É por isso que todos ou quase os clubes em Portugal estão falidos. Contudo, continuam a gastar o que não podem gastar.
Temos agora presente o caso do Sporting – um dos chamados clubes grandes, juntamente com o Benfica e com o Porto – que, há muito considerado em falência técnica, vai contratar (ou já contratou?) o treinador Jorge Jesus por seis milhões euros/ano (até tremi quando escrevi isto), quando o Benfica achou incomportável pagar lhe quatro milhões. Mais, despediu um treinador, a quem vai ter que pagar uma indemnização, e que recebia doze vezes menos!
A isto chama-se o quê: Irresponsabilidade? Loucura?
Talvez as duas coisas e ainda outras.






1 comentário:

Zé Marreta disse...

O dinheiro para lhe pagar vem de "boa" proveniência...

Saudações!