terça-feira, 16 de junho de 2015

Para onde vai o SNS. Onde chegamos!

Um relatório do Observatório Português dos Sistemas Saúde deu-nos a conhecer o estado calamitoso em que se encontra o Serviço Nacional de Saúde e, pior, dá a entender que é preciso, de imediato, medidas para fazer regredir a situação. O relatório refere mesmo que, em resultado das políticas que foram acordadas pela Troika, “a Saúde garantida pelo Estado é um direito ameaçado”. Há falta de enfermeiros; os médicos estão mal distribuídos; as pessoas evitam ir aos Centros de Saúde porque não têm dinheiro para pagar as taxas moderadoras; muitos doentes só vão à farmácia comprar os medicamentos absolutamente necessários à sua sobrevivência, também por falta de dinheiro; e muitas outras coisas. Onde chegamos!!
E o que fez o Governo? Meteu a cabeça na areia e disse que não. Que não existem dados capazes de demonstrar o impacto negativo na Saúde, resultante da maldita política de austeridade para além da Troika. Mais uma vez pensou que os portugueses são saloios e tenta enganá-los dizendo que tudo está bem.
E o homem de Belém? Será que o homem de Belém ficou mais aliviado? Ah, ainda não sabemos; já que, coitado, foi levar alguns empresários amigos a passear à Bulgária e à Roménia. Mas, já falta pouco!



Sem comentários: