quarta-feira, 10 de junho de 2015

DIAS (2)

Todos os países têm o seu Dia, ligado a um qualquer facto da sua História.
Está consagrado que o Dia de Portugal é celebrado em 10 de Junho, dia em que terá morrido Luiz de Camões, poeta universal maior entre os maiores.
Contudo, para mim, o Dia de Portugal deveria ser comemorado a 24 de Junho (por acaso, dia de S. João) ou a 5 de Outubro (também por acaso, implantação da República).
Foi em 24 de Junho de 1128 que Afonso Henriques, na Batalha de S. Mamede, 'correu' com a mãe, dona Teresa, e com o galego Peres de Trava, que era de facto quem governava o condado Portucalense, e se auto-nomeou cavaleiro. Portugal nascia, de facto, como reino independente.
Em 5 de Outubro de 1143, pelo Tratado de Zamora, o rei de Castela e Leão reconhece, de jure, o reino (país) de Portugal de que Afonso Henriques se havia declarado rei após a Batalha de Ourique de 1139 contra os muçulmanos.
Entre os dois dias, confesso que me inclinava para o primeiro - 24 de Junho - pois foi aí que, de facto, nasceu Portugal.
Isto sem prejuízo de poder haver um Dia dedicado a Luiz Vaz de Camões, que bem o mereceria (mau grado a trabalheira que me deu na divisão das orações de Os Lusíadas).


2 comentários:

Kim disse...

Concordo com a proposta. Dê-se conhecimento à AR

Unknown disse...

Eu também concordo.