quarta-feira, 10 de junho de 2015

Como é possível?

Já várias vezes confessei que pertenço ao número de portugueses que não acreditam na justiça portuguesa. Choca-me saber que cidadãos portugueses estiveram presos, preventivamente nuns casos, e até condenados noutros, relativamente aos quais se veio a concluir mais tarde estarem completamente inocentes dos crimes de que foram injustamente indiciados, acusados e, pasme-se, até condenados.
Nos últimos tempos são correntes as sistemáticas violações do segredo de justiça feitas em órgãos de Comunicação Social, mais frequentes em jornais e/ou revistas. E, pior, há situações em que os arguidos e os seus advogados sabem primeiro pelos jornais dos desenvolvimentos dos processos e só depois é que recebem as notificações judiciais.
Vi e ouvi há pouco uma notícia, que nos dá conta que a revista “Sábado”, transcreve um interrogatório feito a José Sócrates pelo Procurador do Ministério Público que lidera a investigação da qual o ex-primeiro-ministro é arguido. Com pormenores e tudo! Pergunto: Como é que isto é possível? Quem deu à revista Sábado a gravação daquele interrogatório? Ou foi José Sócrates, ou algum dos seus advogados, ou o Procurador do Ministério Público, ou um qualquer investigador ou funcionário judicial que esteve presente no acto. É bom que quem de Direito (talvez a Procuradora Geral da República) se empenhe em descobrir quem de facto informou a revista Sábado. Não é possível continuar a fechar os olhos a estes graves atentados a princípios fundamentais de um Estado de Direito Democrático. Como é possível?


1 comentário:

500 disse...

Um homem sem fé e por isso não acredita em milagres, mas que os há, há. Por vezes até há sentenças justas.
Quanto ao segredo, já nem nos padres se pode confiar. O Francisco é o único que me merece, ainda, alguma confiança.