quarta-feira, 9 de abril de 2014

O "fininho" levou uma sova!

Há alguns meses, já não me lembro há quantos, a RTP anunciou que a sua programação iria ter dois espaços de comentário político, em que os comentadores convidados dariam a sua opinião sobre os factos mais relevantes da semana, quer nacionais, quer internacionais e não só de carácter político, mas também de carácter geral. Daí, os programas chamarem-se: “A opinião de…”.
Um dos comentadores convidados foi José Sócrates – ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, cujo programa iria para o ar aos domingos após o telejornal e com a jornalista Cristina Esteves a colocar-lhe as questões. Como sempre sucede quando a Direita governa, logo aparecem movimentos radicais (ou porque não qualifica-los de cretinos), normalmente liderados pela canalha do PPD – os chamados jotas – a exigirem aos poderes públicos que cortem as possibilidades de livre expressão de cidadãos conotados com a Esquerda. Daí, a tentativa de levar avante uma petição para que o programa com Sócrates não se realizasse. Uma espécie de censura à boa maneira do Estado Novo de Salazar e Caetano. Que democratas! Mas esta gente não dorme em serviço e aos poucos tentam afastar Sócrates, já que calá-lo não conseguem. Assim, começaram por integrar o programa no Telejornal, depois afastaram Cristina Esteves e, eis  que aparece…, José Rodrigues dos Santos.

Pois bem, José Rodrigues dos Santos é um bom escritor e, temos de reconhecer, um jornalista com “lábia”, muito corajoso, que já tem feito reportagens em teatros de guerra. Ah; mas também é vaidoso e muito presunçoso. Por isso, os tais cretinos, e não só, pensaram: Este gajo vai dar cabo do Sócrates. Vai atacá-lo tanto que Sócrates vai sentir-se humilhado e obrigado a desistir. Só que, que néscios (é mais bonito do que lhes chamar burros), não conhecem Sócrates! Apesar de José Rodrigues dos Santos ter cobardemente alterado as regras do jogo – a opinião virou entrevista – levou uma sova. Então à segunda vez (domingo próximo passado) até tive pena dele. Coitado! Mas é bem feito. Será que é desta que aprende a ser menos vaidoso e presunçoso?    

Sem comentários: