quarta-feira, 23 de abril de 2014

A BOA GOVERNANÇA

No 1.º trimestre de 2014, e em termos homólogos, a receita do Estado aumentou 4,5%, sendo que os impostos directos (leia-se IRS, já que o IRC até desceu) aumentaram 7,8% (!) e a despesa aumentou 2%, mesmo que as despesas com pessoal tenham decrescido 3,7%.
Será que o primeiro-ministro ou a ministra das Finanças querem explicar, direitinho, sem rodriguinhos, como é isto possível? Os papalvos do costume, mormente funcionários públicos e reformados, são cada vez mais esmifrados, enquanto o Estado (seja lá o que isso for) continua no engordanço. Alegam que o aumento da despesa se deve aos juros; mas não nos enchem, todos os dias, os ouvidos com a baixa sistemática das taxas de juro? 
Afinal, onde está a boa governaça desta tropa fandanga que é suposto governar o País? Estes rapazes (e raparigas, já agora) são incompetentes e nem conseguem explicar os graves erros da governação. Ou tudo é mesmo premeditado, como julgo, e não se sentem obrigados a explicar ao zé-pagante para onde vão os seus impostos e demais alcavalas? Entrementes, o presidente da República vai mandando uns bitaites, não assumindo o discurso directo, como se impunha, para um dia deste vir repetir o gasto refrão do "eu bem avisei".
A paciência começa a esgotar-se, mesmo para um povo manso.

Sem comentários: