sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CONTRIBUTOS EXTERNOS

A IDADE DE AVÔ

                                                                                    *Gil Monteiro 

Ter a idade de poder ser avô, de netos mesmo perfilhados, devia ser obrigatório do ciclo da vida humana. Com o exponencial aumento da longevidade, agora temos muitos avós e alguns bisavôs. Longe vão os tempos em que se ouvia o desabafo:
 – Esta vida (de miséria) não chega a netos, nem a filhos com barba!
Ser o menino do “mimo”, entre quatro irmãos, não teve a sorte de conhecer o avô Correia, guarda-fiscal na Raia de Chaves, nem o avô Monteiro, solicitador em Vila Real e agricultor de quinta em Provesende. Talvez por isso, tenho tantos dados adquiridos, desses familiares, que podia ser um seu cronista! A visão da figura do velho Monteiro, passeando entre os bardos das videiras, com uma manta pelas costas, e dizendo para o feitor:
– Vamos ter um bom ano de azeite, Manel, e abundante colheita de figos para secar! Repara na azeitona limpa e na rama das figueiras do alto da vinha?! (Gostava de um dia poder fazer o mesmo, conforme sempre imaginei...).
Entre as muitas e variadas árvores de fruta, desde as ameixas rainha- cláudia aos pêssegos de S. João, passando por macieiras da África do Sul, às uvas sem grainha, as mais produtivas eram as dos pêssegos de abrir, e secar em tabuleiros, dando as famosas orelhas de pêssego. (Neste momento, expresso as letras e salivo!)
Só tenho dois netos. Levam uma vida tão ativa, depois das aulas, e mesmo nas férias, que os contactos são poucos. Antes de irem frequentar o Colégio, passavam horas lá por casa, e o tempo dava para aprender a ser avô. Como o meu inglês falado é pior que o da pré-primária, comecei por brincadeiras em francês. Conclusão: fartotes de rizos do filho, pela pronúncia tentada de palavras de uma língua “morta” e encenadas como nas escolas de antigamente! 
São tantas as atividades escolares e circum-escolares, de crianças de pais remediados, que já foram crianças e poderam brincar; música, desporto, religião, festas... Mais os encontros e os namoricos não deixam espaços, nem permitem umas deixas para os mais velhos. Como resolver? Planear visitas comunitárias, turísticas e familiares de aprendizagem, nas férias dos progenitores. Assim tem acontecido. A queda do avô no banho congregou a Família, e deu saída extra de bónus para jantar!
              Jamais podendo esquecer a falta de leituras, na pequena aldeia transmontana, durante as férias escolares, onde só podia ler o Diário de Notícias, emprestado pelo correspondente, após quatro ou cinco dias de sair em Lisboa! Lido e dobrado tinha que regressar ao dono, pois o papel era “ouro”; sem o qual nem o Brás podia fazer mechas de enxofre para impedir o avinagrar do vinho da pipa, ou forrar os armários dos louceiros ou, ainda, fazerem recortes e rendilhados as futuras costureiras?! Portanto, as publicações e livros recolhidos têm a intenção de poderem ser para os netos.
No sábado passado, a ida ao centro comercial, que só tem significado a livraria e o lanche, encontrei uma edição nova e cartonada de O Amor de Perdição. Claro, o Pedro vai gostar e guardar o precioso romance, como aluno já do secundário; e para o Luís, a frequentar o quinto ano, só uma edição ilustrada de Sophia de Mello Breyner seria o melhor. Assim foi e assim seja...

        
Porto, 28 de outubro de 2014
                                                                                           *José Gil Correia Monteiro
                                                                                         jose.gcmonteiro@gmail.com                           

Sem comentários: