quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O FISCO VERGONHOSO

Ana Dias (nome fictício) viu hoje a sua casa ser colocada em leilão por uma dívida de 1.900 euros às Finanças. O imóvel não recebeu qualquer licitação e volta à praça na próxima segunda-feira.
Tem 52 anos, é viúva e tem seis filhos. Trabalha na seca do bacalhau e recebe o salário mínimo. Anda Dias esteve hoje prestes a perder a sua única habitação, onde reside com mais três filhos e duas netas. O imóvel não recebeu para já qualquer licitação e o serviço de Finanças de Ílhavo deu-lhe agora até segunda-feira para pagar os 1.900 euros que deve de imposto único de circulação.
A notícia avançada hoje pelo Diário Económico está a provocar uma onda de solidariedade. O Diário Económico já recebeu esta manhã vários contactos de leitores dispostos a pagar a dívida de Ana Dias.
Este caso está no entanto longe de ser uma excepção em Portugal. Desde o início do ano, a Autoridade Tributária já marcou quase 60.000 vendas de imóveis, tantas quanto nos dois anos anteriores.
Segundo a Autoridade Tributária "a marcação de vendas é o mais eficaz instrumento de coerção do ponto de vista da cobrança das dívidas em execução fiscal". Confrontados com a venda dos imóveis, 95% dos contribuintes arranja forma de pagar a dívida. Acabam por chegar à fase de venda os imóveis das famílias mais carenciadas.

in Diário Económico



Como qualificar esta atitude do Fisco? Tira-se a morada a uma modesta família de seis pessoas por uma dívida inferior a 2000 euros? Só se for para, posteriormente, fazer brilhar a senhora Jonet ou ministro da mota.
Enquanto há recatados perdões fiscais de milhões para os milionários, tiram na praça pública a pele aos mais necessitados! 
Vergonhoso e inqualificável! 
Não podemos calar. Esta gente que nos (des)governa tem que ir rapidamente para a rua, antes que destrua completamente a sociedade.