quinta-feira, 5 de junho de 2014

MEDITAÇÕES E SONHOS

Meditando

1 - A coligação no poder perde, de forma estrondosa, as eleições europeias depois de ter perdido as autárquicas

2- O PS ganha as europeias por uma margem vergonhosamente diminuta, embora tenha obtido uma grande vitória, no dizer do seu lider

3 -Face a tal resultado, a oposição interna do PS quer mudança de rumo já que vê as coisas andarem para trás e começa a ver o poder por um canudo

4 - O poder instalado no PS, como é da praxe, enceta a fuga em frente e lança uma confusão no pessoal, que não sabe para que lado correr: primárias, congresso, escolhas de secretário-geral e candidato a primeiro-ministro, com filiados e "simpatizantes" do partido à molhada com militantes e simpatizantes da concorrência em bicha para o voto

5 - O governo de Passos (surpreso, vejam só!) vê o TC chumbar algumas das suas medidas orçamentais e não sabe como supri-las

6 - O governo receia (tem a certeza?) que mais chumbos se perspectivam

7 - Passos medita (ele também medita):

 - a continuar assim, vou aos tombos ribanceira abaixo para o buraco, não consigo apresentar um OE/2015 capaz de endrominar o eleitorado, que o TC engula, e apanho um banho nas legislativas
 - entretanto, os gajos do PS conseguem entender-se e, seja lá quem for, come-me as papas na cabeça; ainda se, ao menos, continuasse o Tozé, a gente era capaz de se entender; oferecia-lhe o lugar de vice-primeiro-ministro e o gajo engolia, que eu bem o conheço; mas, e se for o Costa? O Costa, que pode ter probabilidades de lá ir, é muito mais duro de roer e se for a tempo não me dá chances
 - por outro lado, o Paulo também não é fiável, quer o dele, e às tantas tira-me o tapete sem eu dar conta
 - ora deixa cá ver: e se houvesse eleições já? O PS vai, espero, demorar uma eternidade a recompor-se e quanto mais cedo formos a votos melhor; bem sei que o eleitorado não confia muito em mim, mas sempre poderei dizer que a "oposição" é muito pior, já que nem a sua casa sabe governar, até porque não sabe quem nela manda, e que quer é regressar ao Sócrates de má memória e assim; acresce que, como é sabido, eu consegui correr com a troika que o PS em má hora fez entrar no país. Bem sei que a troika ainda não foi embora, ainda que o relógio do Paulo diga que sim, mas o pessoal não entende esses pormenores.
 - é isso: amanhã marco uma conversa de pé-de-orelha com o residente em Belém e digo-lhe que me vou embora; ele dissolve a AR, marca eleições lá para Setembro, converso com o Tozé, que ainda é o chefe, e está feito; e quanto ao Paulo, ele conhece melhor do que ninguém a estória da rã e do escorpião...


Julgava eu estar meditando, quando acordei e fui fazer chichi.
Vou novamente para o berço.

Sem comentários: