A Sérvia comemora o seu Dia remetendo para uma batalha perdida contra o Kosovo, o Campo (ou Batalha) dos Melros. É lá com ela.
Portugal comemora o seu Dia no dia da morte de um (grande) poeta, Luís de Camões. Acho mal; ainda se fosse o do seu nascimento...
O Dia de Portugal deveria ser comemorado no dia 24 de Junho (dia de S. João, no Porto e noutras cidades e vilas do país!). Foi aí, mesmo aí, como diria Hermano Saraiva, que nasceu Portugal, quando Afonso Henriques derrotou as tropas de sua mãe, dona Tareja, e do seu 'amigo' Fernão Peres de Trava, nos Campos de S. Mamede, nas cercanias de Guimarães, que Portugal nasceu.
E se mudássemos a data, sem prejuízo do Luís Vaz?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Também discordo que o dia de Portugal seja celebrado na data da morte de Camões. E se é verdade que Afonso Henriques tomou a liderança do Condado Portucalense após a batalha de S. Mamede, em que derrotou sua mãe, também o é que a independência de Portugal resultou do Tratado de Zamora, cedlebrado em 5 de Outubro de 1143. Data que, por ironia do destino, foi suprimida da lista dos feriados nacionais.
Não me ponho de fora quanto ao 5 de Outubro ser o Dia de Portugal, pois foi então que de jure Portugal adquiriu a sua independência. O 24 de Junho foi-o de facto. Provavelmente, nunca o Botas quis o 5 de Outubro por lhe recordar o de 1910 e o de Junho porque foi ilegal.
O 10 de Junho é que não me parece fazer qualquer sentido, mas o Botas deve ter entendido que era um bom dia para a coisa.
De facto, festejar Uma Data de Orgulho de uma Nação, no dia do aniversario da morte da figura que deixou uma obra imortal, é bizarro e estupido. Podemos evidentemente, tirar ilações se pretendermos perceber as razões que a razão não explica. A minha idade permite-me supor diferentes razões, todas elas
anti-patrioticas, pois na Historia de Portugal, omitiram-se factos que são conhecidos pela vivência e transmissão pessoal de muitas épocas.Alfredo Mira
Enviar um comentário