sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Presidente da minha Câmara Municipal sabe falar alemão

A visita do Papa Bento XVI a Portugal foi um acontecimento muito importante para muita gente. Para mim também, não propriamente pelas actividades litúrgicas, mas porque fiquei a saber que o Presidente da minha Câmara Municipal sabe falar ... alemão! O Presidente da República saudou sua Santidade em ... português; Sua Eminência o Cardeal Patriarca saudou sua Santidade em ... português; sua Santidade o Papa (alemão) saudou a todos em ... português, mas ficou admirado quando na Câmara do Porto ouviu o Dr. Rui Rio falar em alemão, o que me possibilitou que eu ficasse a saber que o Presidente da minha Câmara Municipal sabe falar ... alemão! E eu, com isso, rejubilo, porque não é qualquer Presidente de Câmara que sabe falar ... alemão, mas o meu sabe. Ah! Ele não sabe (ou não quer) é falar com os munícipes, em português, porquê?

2 comentários:

500 disse...

Que admiração a sua. Por mim, logo que atrevesso Valença falo galego, castelho e tudo o mais que for preciso. Rui Rio, como bom anfitrião que é, quis poupar Sua Santidade que já estava farto de falar em português. Por outro lado, quis demonstrar-lhe que o Porto é uma cidade culta, de onde houve o nome Portugal e que ele, Rio, é um homem de kultura. Parece que também toca piano, realejo e ferrinhos. E aprecia(espero eu) country music.

500 disse...

E digo mais: sempre foi melhor o Rui Rio falar em alemão (deve ser um alemão macarrónico, daquele escolar, digo eu), do que o Sócrates tratar o Papa por Sua Eminência. Ainda bem que o Papa não ouviu, senão ficaria aterrado.