sábado, 29 de maio de 2010

Manifestação avalia condições para greve geral?

Parece-me que a CGTP vai analisar o êxito da manifestão de hoje e avaliar as condições para decidir por uma greve geral.
Não há dúvidas que a manifestão foi das mais participadas dos últimos tempos, a que aderiram à volta de trezentas mil pessoas, bastante empenhadas em fazer sentir o seu descontentamento e a sua revolta contra as medidas tomadas pelo Governo para conter o défice das contas públicas e diminuir a dívida. Mas dela partir para a convocação de uma greve geral parece-me precipitado. A manifestação ocorreu num Sábado, o que possibilitou a muita gente um passeio a Lisboa e uma maneira de passar um dia diferente. Uma greve geral terá que ocorrer a um dia da semana, e muita gente que hoje participou neste protesto não tem condições objectivas para fazer greve. Todos sabemos o medo de represálias de muitos trabalhadores, sobretudo aqueles que trabalham e pequenas empresas.
Espero que a greve geral não passe de ideia, pois a situação do país não suporta instabilidade social, mas estou convencido que não teria sucesso.

Sem comentários: