quarta-feira, 28 de maio de 2014

Será o início de um novo ciclo?

No Domingo, mal vi as primeiras projeções sobre o resultado eleitoral, fiquei logo com a ideia que se confirmariam as minhas previsões: O PS ganhava, sim, mas não atingiria um resultado que lhe permitisse a partir de agora editar uma agenda política, cativar um grande número de portugueses e com eles enfrentar esta tropilha que nos governa, e pressionar o Presidente da República (infelizmente, apenas o Presidente de alguns portugueses) a tomar consciência de que o Povo não os suporta mais.
Por isso, fiquei boquiaberto quando ouvi (sobretudo a parte final) a intervenção de Francisco Assis. E pior, muito pior fiquei quando ouvi António José Seguro e vi toda aquela festa que ia pelo Hotel Altis. Pensei: Será que estou a sonhar? Senti que não, quando comecei a ver e ouvir os comentários de alguns comentadores, mesmo os que têm afinidades com o partido. Então exclamei: “Desçam à Terra; o pior cego é aquele que não quer ver”!
Começava a ficar um pouco angustiado com o resultado eleitoral, que a repetir-se em eleições legislativas tornaria o país ingovernável, quando dei conta que na SIC-Notícias começava uma edição especial do programa “quadratura do círculo”. Não hesitei em vê-lo. António Costa intervém; faz uma análise para mim perfeita dos resultados; opina o que o PS deve, ou melhor tem que fazer. Começo a ver uma luz ao fundo do túnel, e sai-me: eh pá, avança; toma conta barco! E fui deitar-me com alguma esperança.
Com mais esperança fiquei quando no dia seguinte ouço as opiniões de alguns socialistas ilustres e, de entre elas, a de Mário Soares. Pensei: Nada vai ficar como até aqui.

Ontem, ao fim da manhã, cai uma mensagem no meu telemóvel a dizer: António Costa avança para a liderança do PS. Até que enfim. Será o início de um novo ciclo se os militantes do Partido Socialista não meterem a cabeça na areia! Para bem do Partido e sobretudo do País. 

Sem comentários: