sábado, 20 de março de 2010

Sr Presidente, Srs Deputados

É por tricas sem sentido, que o povo se distancia cada vez mais dum órgão de soberania tão representativo como é a Assembleia da República.


Um jovem Secretário de Estado, que provavelmente falava pela primeira vez no hemiciclo, não cumpriu, pelos vistos, a formalidade regimental estipulada para o início de qualquer intervenção, que o obrigava a dizer: "Sr Presidente, Srs Deputados" . Foi imediatamente repreendido pelo presidente Jaime Gama, duma forma que eu considero severa e totalmente despropositada. Chegou mesmo a ameaçá-lo que não lhe dava a palavra. Quase humilhou o jovem governante, se calhar um bom técnico em questões de ensino. Pelos vistos para Jaime Gama é mais importante a forma do que o conteúdo, e não é isso que o povo quer. O povo opta, de certeza, pelo conteúdo.


Jaime Gama poderá ser um bom político, conhecedor de todos os princípios e regras formais da política, mas nunca será um político ganhador de eleições onde precise do voto do povo. E ele sabe-o bem. Por isso deu o dito por não dito quando pensou ser o sucessor de Guterres, lembram-se?

1 comentário:

Catarina disse...

A formalidade regimental está desactualizada. Deverá ser “Senhor Presidente, senhoras deputadas e senhores deputados.”! O presidente talvez esteja pronto para a aposentação.