terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Eu não votei na Troika


Fiquei perplexo quando li o título de uma notícia no Diário de Notícias on-line :” UGT diz que Troika rejeitou 18 dias de indemnização”. Mas ainda mais perplexo fiquei quando li o desenvolvimento da notícia. Fiquei a saber que os ministros governam de acordo com o que a Troika lhes manda fazer. Só assim se compreende que o ministro Álvaro a tenha consultado sobre o número de dias de compensação por despedimento a considerar no processo de revisão da legislação laboral. O ministro propôs 18; a Troika disse 12 e foram 12 os dias que o Governo, obedientemente, considerou na proposta de lei que entregou no Parlamento.
Pois bem, mas afinal quem governa; o governo ou a Troika? Se é a Troika, então o governo tem que lhe ceder o lugar de parceiro da Concertação Social. E o facto de a Troika representar quem nos empresta dinheiro para enfrentarmos a crise financeira, não lhe dá o direito de nos tratar como se fossemos uma colónia, sem qualquer autonomia para tomar decisões. E o memorando, que há muito tempo, pouco tem a ver com o que foi negociado, não pode servir de pretexto para Portugal seguir caminhos que não foram sufragados pelos portugueses. Eu, como todos os restantes portugueses, não votei na troika.


Sem comentários: