segunda-feira, 16 de abril de 2012

CAÇADAS REAIS

Parece que nuestros hermanos não estão muito satisfeitos com Sua Majestade o rei dom Juan Carlos, de Espanha, que funciona com imensos parafusos na ossatura, por ter ido para o Quénia caçar elefantes, 'desporto' cuja licença custa a módica quantia de 30 000 euros (fora o resto), e de onde regressou com mais uns quantos parafusos por ter partido mais uns ossos. E, ao que dizem as más línguas, acompanhado por uma senhora que não era dona Sofia, que estava na sua Grécia natal.

Que é que os súbditos de dom Juan têm a ver com os seus gostos pessoais? Ah, pronto, está bem, são eles que suportam a "casa". A assim ser, e nos tempos que correm, até eu, espanhol que fosse, era capaz de não achar graça nenhuma. E se calhar até era capaz de propor um referendo quanto à hipótese de terem uma república, que talvez saísse mais barata ao erário público. Mas isso sou eu a dizer, que não sou espanhol graças a uns tais de conjurados que no dia 1 de Dezembro de 1640 entenderam defenestrar o Miguel de Vasconcelos e amigos e mandar para casa, depois de passar pelo Aljube, a duquesa de Mântua.
PS - Isto é como as cerejas, começa-se e não de sabe como se vai acabar. Só para acrescentar que ainda há por aí uns rapazes, entendidos, que nos querem retirar da memória aquela defenestração do 1 de Dezembro de 1640. Coitados, não sabem o que fazem (ou sabem?), mas é preciso avisá-los e dizer-lhes que não estamos de acordo.

2 comentários:

Anónimo disse...

carcalejos ha pedido la abdicación de don juan carlos.....

4pereiro disse...

É assim nas monarquias. Os monarcas julgam-se donos do país de que são Chefes de Estado e que não têm que prestar contas aos seus concidadãos. É a consequência de não serem escolhidos pelo povo, ainda que por colégio eleitoral. Por isso não entendo como ainda há gente que defense a monarquia!