quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Faça-se justiça

Os jornalistas não estão acima da lei, embora às vezes pareça que estão.
Quatro jornalistas do jornal SOL, mais o seu subdirector, Vitor Rainho, vão ser julgados por um crime de violação do segredo de justiça por terem publicado várias notícias sobre o processo Face Oculta. Considerou o juiz que os jornalistas foram para lá dos direitos que têm quanto à liberdade de expressão e de divulgação.
Ora, até que enfim! De acordo com a lei portuguesa quem comete um crime é criminoso e tem que ser julgado e punido de acordo com o que está previsto no Código Penal. Nunca entendi o porquê de se deixarem passar sem punição crimes cometidos por jornalistas, dando como justificação para tal, o argumento de que o jornalista (criminoso) agiu em nome do dever de informar. Num Estado de Dieito e civilizado nenhum dever, por mais supremo que seja, justifica que se cometa um crime. E os jornalistas não estão acima da lei. Por isso estes jornalistas devem ser julgados e, provados os crimes, devem ser condenados. Faça-se justiça!

2 comentários:

500 disse...

De acordo. No entanto, é necessário saber quem forneceu as "notícias" aos jornalistas. Eles não assaltaram a secretaria judicial, pois não?

4pereiro disse...

Pois é. Mas havemos de chegar lá. Para já, isto é um começo.