sexta-feira, 27 de maio de 2016

CONTRIBUTOS EXTERNOS

Mourinho o Salvador

Por Antunes Ferreira

Como costumo fazer (quase) sempre alinho à minha frente uma panóplia de temas que entendo que podem dar comentário. É um procedimento meu, que entendo ser válido e outros absolutamente não. A possibilidade de opção é para mim uma das componentes – talvez a mais importante… - da Liberdade e da Democracia, por isso entendo que os crimes de opinião foram e são um malogrado exemplo das ditaduras nelas incluindo naturalmente a salazarenta.
Este foi uma decisão que embora já conhecida por muita gente que não concorda comigo, é inteiramente minha. Como dizia um Senhor chamado Winston Churchill é melhor ter uma ideia, ainda que não seja muito boa, do que não ter nenhuma. Não sei se o estadista britânico tenha plagiado Monsieur Jacques de la Palice, mas aderi absolutamente à sua sentença proferida durante a II Guerra Mundial. Mas também no outro prato da balança nunca me esqueço da quadra que foi feita ao militar francês:
  Hélas, La Palice est mort,
Est mort devant Pavie.
Hélas, s'il n'était pas mort,
Il ferait encore envie
.
Foi com esta chacota que começou a grassar a lapalissada…
Pois bem desse alinhamento constavam o debate parlamentar em que cada quinze dias o Governo vai a São Bento discutir o “estado da Nação”, (uma herança de Sócrates); o homem que matou em Montemor-o-Velho a tiros de caçadeira a mãe e os avós e se suicidou; a homenagem de Obama à hecatombe atómica em Hiroxima; as possíveis sanções de Bruxelas a Portugal; a saga dos colégios privados; a greve dos estivadores, enfim a estória do vai e vem do petróleo e mais uns quantos que seria despiciendo apontar.
Rejeitei-os todos, não porque não tivessem óbvia importância – decisão minha… Por favor ver acima o que escrevi sobre a capacidade decisória. De resto quem sou eu para ignorar essa enorme importância. Pronto, rejeitei-os. Porquê? Escolhi um assunto que pela dimensão de que se rodeou, pelas “cabeçalhos” da informação, por uma atenção mundial (estive quase a escrever universal): após um folhetim “dramático” José Mourinho assinou pelo Manchester United.
Este é um exemplo, acho, do poder da globalização, do ultra milionário negócio do futebol, da alienação dos cidadãos e do poder financeiro. Porque não haja dúvidas de que quem manda neste triste planeta azul é a finança. E os 15 milhões de euros anuais que o special one fazem com que os sujeitos normais se sintam invejosos à enésima potência. Mou vai salvar o Reino Unido (?) salvando Old Trafford das misérias de resultados que já custaram as cabeças doutros treinadores desde que se ausentou Sir Alex Ferguson.
As coisas são o que são, a vida é o que é. E as parangonas também; vão desaparecendo: é o share, é o que se vende e o público compra. Entre a Rússia e a Ucrânia continua uma guerra assassina, mas a notícia saiu de moda, ultrapassada pelos jihadistas ou pelos emigrantes, duas tragédias e duas impotências da nossa velha Europa. E seguir-se-ão outras questões comandadas pelo dinheiro…
Por isso escolhi Mourinho e pelo estúpido Mundo que o idolatra. Pensando bem: o estúpido sou eu.

5 comentários:

maceta disse...

o homem até tem o seu valor, mas há dinheiros que são obscenos.

500 disse...

Se gosto que um maiores treinadores de futebol do Mundo seja português, gosto. Mas é um exagero o tempo que os media dedicam ao assunto. E os milhões envolvidos causam-me alguma azia. Mas é o que está a dar.

500 disse...

Maceta,
a azia não é sinónimo de inveja, mas lá que a coisa da bola roça o obsceno....
E tudo livre de impostos!

Kim disse...

Atenção: o Mou é o special one!

Janita disse...

Deixa lá, HenriquAmigo, que eu também estou contigo!!

Não percebo nada de futebol, o Mourinho é um excelente treinador, mas ouvir falar tanto sobre o mesmo e ver que também o filho agora se dedica a publicitar o paizinho no FB, já enjoa!

Andas zangado comigo, é?

beijinhos para a Raquel e um abraço para ti. :))