sexta-feira, 11 de julho de 2014

Coitado do Bessa!

Daniel Bessa foi um aluno brilhante na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, nos fins dos anos sessenta, princípios dos anos setenta. Mas ao contrário de muitos colegas, seus contemporâneos, não se destacou, nem um bocadinho, na luta ou até mesmo na contestação ao regime político vigente na altura – o Estado Novo de Salazar e Caetano. Após o 25 de Abril, Daniel Bessa, já formado e creio que a dar aulas na faculdade, apareceu como um dos mais acérrimos Marxistas /Leninistas e figura preponderante da UDP no Porto. Ainda me lembro de algumas intervenções suas nos infelizes dias do PREC. Quer dizer: foi contra os que como ele queriam um país comunista, sem liberdade e democracia à boa maneira da URSS e seus aliados, que os Socialistas conduzidos por Mário Soares, Salgado Zenha e outros, tiveram que lutar, até que o 25 de Novembro colocou a Revolução de Abril no seu caminho original.
Mais tarde, muito mais tarde, com a Democracia já bem solidificada, Daniel Bessa converteu-se ao socialismo democrático e até chegou a ser ministro de um Governo do PS presidido por António Guterres. Mas, há medida que a “Gamela” foi mudando pr’á direita, ele foi sempre atrás dela e lá foi arranjando grandes tachos – “è a vida!”.
E é este homem que se entretém agora a falar mal de outros, a quem não chega nem aos calcanhares. Mas há muito “patife” que lhe acha graça. Temos que lhes dar, a ele e àqueles que se riem com o que ele diz, o devido desconto, pois normalmente aquelas palhaçadas têm lugar em almoços e/ou jantares bem regados.

Coitado do Bessa. Ao que ele se sujeita a troco de boas gamelas!

Sem comentários: