quinta-feira, 7 de junho de 2012

mais medidas avulso para o ensino


Hoje, como de costume, quando acabei de comprar o jornal Público olhei para os títulos da primeira página e fiquei logo de sobre aviso com aquele que se destacava mais: “Regressam as penas pesadas para alunos faltosos e indisciplinados”.
Só mais tarde fui ler o desenvolvimento da notícia nas páginas interiores e o meu primeiro sentimento foi o de que “a montanha pariu um rato”, ou melhor, vai parir um rato, já que uma parte das medidas publicitadas é matéria de diploma que terá de ser ainda aprovado na Assembleia da República. Posso no entanto dizer já que concordo com algumas, sobretudo as que vão no sentido de obrigarem os pais a acompanharem mais a vida escolar dos filhos, a participarem mais nas actividades da escola e a comparecerem nela quando chamados pelos órgãos directivos ou seus representantes. Há outras medidas que me parecem irrelevantes e uma que, tal como está “estipulada” (parece que é mesmo o termo utilizado), me fez recuar no pensamento, claro, (vade retro Satanás!) aos tempos em que Salazar obrigava as meninas a usar bata, pois podiam estar vestidas de modo a ofenderem os bons costumes e a moral públca. Refiro-me àquela que estipula que os alunos passam a ter o dever de cuidar da sua higiene e de se apresentarem com vestuário adequado à dignidade (???) da escola. Bonito…, muito bonito!
Reservo-me para mais tarde voltar ao tema, quando toda a legislação estiver devidamente publicada.

1 comentário:

500 disse...

Faltam aqui umas coisas: a farda, tipo Mocidade Portuguesa, e a disciplina de lavores para as raparigas.
É tudo desgarrado, sem consistência, penalizando os mais fracos, como sempre.